top of page

Informativo GEA

Primeira aplicação
de fungicida na soja
rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

As entradas de doenças na cultura da soja, ocorrem logo no inicio do seu ciclo, além disso, os patógenos estão cada vez se desenvolvendo de forma mais rápida e apresentando certa resistência e tolerância aos defensivos utilizados no manejo. O ataque severo desses patógenos podem resultar em grande redução de produtividade, ou até mesmo na perca total da lavoura (Mais Soja, 2020).
Para um manejo eficiente, é sempre recomendado que seja feito um controle preventivo, segundo o professor Marcelo Madalosso, “o fungicida deve entrar preventivamente, e ter uma ação de proteção de área verde”. Segundo o professor PhD. Dirceu Gassen, é essencial a proteção do terço inferior da planta, a aplicação deve atingir o baixeiro (terço inferior) para manter a proteção dessas folhas, e proteger até a próxima aplicação de fungicida.

Figura 1: Cobertura das aplicações

fung.jpg

Fonte: MaisSoja, 2020.

Normalmente são feitas 4 aplicações de fungicidas na soja, a primeira sendo um pouco antes de R1, com aproximadamente 45 dias, e as demais a cada 15 dias. Na primeira aplicação, a escolha do fungicida é bem importante, pois como citado anteriormente, a proteção das folhas do baixeiro é essencial para uma boa sanidade da planta, principalmente para o controle de doenças do final de ciclo. Seguindo estudos da Fundação MS, separamos alguns fungicidas que tiveram bons resultados no controle de doenças do final de ciclo:

 

  • FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA (Phakopsora pachyrhizi);

  • MANCHA-ALVO (Corynespora cassiicola).

 

No controle de ferrugem asiática, foram feitos os seguintes manejos de fungicidas:

Figura 1: Fungicidas, dosagem (ml/ha) e ingrediente ativo dos produtos utilizados no experimento comparativo. Maracaju, MS, 2019.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png
fun1.png

Fonte: Fundação MS, 2019.

Os experimentos foram feitos em diferentes cidades, e tiveram variações significativas no resultado.

Figura 2: Eficiência de controle (% de redução da AACPD) de ferrugem asiática em plantas de soja por diferentes fungicidas em diferentes municípios de Mato Grosso do Sul. Maracaju, MS

fung3.jpg

Fonte: Fundação MS, 2019.

Como visto no experimento, nenhum fungicida teve uma grande eficácia no controle da ferrugem, devido a este fato, será necessário a aplicação desses fungicidas acompanhados de fungicidas sistêmicos. Os fungicidas a base de clorotalonil se sobressaem em relação aos outros. Posteriormente, mancozebe, fluazinam e oxicloreto de cobre são os multissítios recomendados para associação com os fungicidas acima, apresentando melhores resultados para o controle de ferrugem asiática nas plantas de soja.

Para o controle de mancha-alvo, foi feito o experimento na cidade de Dourados – MS, com os mesmos fungicidas da Figura 1. Os fungicidas Fox Xpro, Cronnos OD, Ativum e Fox apresentaram valores acima de 70% de controle. Os fungicidas Fezan Gold, Triziman, Tridium e Orkestra SC apresentaram valores acima de 60% de controle, se destacando em relação aos outros, lembrando que sempre importante fazer rotações de produtos. Como esse experimento foi feito em uma única cidade, vale ressaltar que pode ocorrer diferenças na eficiência de acordo com a região.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 4: Eficiência de controle (% de redução da AACPD) de mancha-alvo em plantas de soja com diferentes fungicidas. Maracaju, MS, 2019.

fung4.jpg

Fonte: Fundação MS, 2019.

Também falando um pouco sobre novos manejos de funigicidas, o Eng. Agr. Dr. José Fernando Juca Grigolli, consultor pela empresa Famiva, recomenda a aplicação inicial de fungicida com 30DAE (30 dias após emergência) e as demais sendo aplicadas a cada 15 dias na lavoura de soja. Estudos da Fundação MS, empresa de pesquisas agronômicas no Mato Grosso do Sul, e da CCGL TECNOLOGIA, em Cruz Alta, RS, na safra 2016/17, mostram a eficiência das aplicações de 15 em 15 dias.

Figura 3: Eficiência de controle (% de redução da AACPD) de ferrugem asiática da soja com o fungicida Fox aplicado em diferentes momentos de aplicação. Maracaju, MS, 2017. Barras de cores diferentes indicam diferenças estatísticas entre os tratamentos.

Captura de tela 2021-12-12 135845.png

Fonte: Fundação MS, 2017.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 5: Intervalo de aplicações de fungicidas.

fung5.png

Fonte: Catálogo 51-PT Teejet, 2011

Portanto, para um bom controle de patógenos, é primordial que se escolha a época e o fungicida ideal e conhecer sempre novos manejos, desse modo, podemos atingir uma boa produtividade e consequentemente uma boa rentabilidade.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Redigido por:

Antônio Garcia Brescansin – Bu(r)²iler

Referências:

GASSEN, PhD Dirceu. Professor PhD. Dirceu Gassen. Gênio em suas explicações. Youtube. 27 dez. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fYSjj-ezJPk&t=205s. Acesso em: 22 nov. 2021

GRIGOLLI, Eng. Agr. Dr.José Fernando Jurca. Eficiência de fungicidas multissítios, Bravonil 720 (1500), Unizeb Gold (1500), Nillus (2000), Status

(500) associado com fungicida no controle de Ferrugem asiática na cultura de Soja em Anaurilândia, Maracaju em 2019/2020. Maracaju: Fundação Ms, 2020. Disponível em: https://www.associadofms.com.br/dashboard/#!/controle/soja. Acesso em: 22 nov. 2021

GRIGOLLI, Eng. Agr. Dr. José Fernando Jurca; GRIGOLLI, 2 Eng. Agr. Dra. Mirian Maristela Kubota. Manejo de doenças na cultura da soja. Maracaju: Fundação MS, 2020. Disponível em: https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachmen ts/303/303/5bf01cc3a7885009c9e47176f153fe5e967c6cb20f243_06-manejo- de-doencas-na-cultura-da-soja-somente-leitura.pdf. Acesso em: 21 nov. 2021.

SOJA, Mais. A importância da primeira aplicação de fungicidas em soja. Santa Maria: Mais Soja, 2020. Disponível em: https://maissoja.com.br/a- importancia-da-primeira-aplicacao-de-fungicidas-em-soja/. Acesso em: 22 nov. 2021.

SOJA, Mais. Importância da manutenção de intervalos de aplicação de fungicidas em soja. Santa Maria: Mais Soja, 2020. Disponível em: https://maissoja.com.br/importancia-da-manutencao-de-intervalos-de-aplicacao- de-fungicidas-em-soja/. Acesso em: 22 nov. 2021.

SOJA, Mais. Intervalos de aplicação de fungicidas e o controle de ferrugem da soja. Santa Maria: Mais Soja, 2018. Disponível em: https://maissoja.com.br/intervalos-de-aplicacao-de-fungicidas-e-o-controle-de- ferrugem-da-soja/. Acesso em: 22 nov. 2021.

bottom of page